terça-feira, 6 de maio de 2008

Amigos

O que é uma verdadeira amizade? Já ouvi e li muitas definições de amigos... o irmão que o coração escolheu, aquele em quem se pode confiar.

No Aurélio a definição "que é ligado ao outro por laços de amizade", que no caso seria uma fiel afeição, estima ou ternura entre pessoas que não são parentes ou amantes.

Einstein define que a amizade pode restaurar tudo, aproximar quem está distante, faz lembrar-se do esquecido. Shakespeare diz que o amor é uma coisa e a amizade outra... mas que uma não pode existir sem o outro, quando o amor está presente a amizade o acompanha... e vice-versa. Lustosa diz que um amigo é um presente... Sócrates nos alerta a cultivar em nós as qualidades que buscamos em um amigo... e Drumond diz que usamos a amizade como uma forma de nos isolarmos da humanidade.

Algo muito importante que tenho aprendido (pela simples experiência de aprender vivendo) é que a TRANSPARÊNCIA é fundamental... em qualquer definição, uma amizade que não está fundamentada na sinceridade de coração pode ser consumida como se estivesse sob um monte de areia movediça...

Desde criança, nunca aceitei um termino de amizade... não que eu seja a rainha da sinceridade... mas aprendi com meu pai a importância de aceitar as outras pessoas, considerar suas experiências de vidas e tentar manter um relacionamento com elas... Muitas vezes não conseguia ser sincera como gostaria, acabava até dizendo sim ao invés de não... Eu me sentia como se vestisse uma mascara, e que por trás dela eu me encontrava berrando, chorando por não ser sincera como gostaria... por não dizer o que estava em meu coração.

Quantas vezes não nos vestimos com a mascara do orgulho, que expressa que não precisamos de alguém, mas por trás há um par de olhos que está enxergando os bons momentos que passamos juntos, as boas lembranças?

Quantas vezes não escolhemos a mascara da raiva, que expressa a nossa ira em relação a atitude de um ex-amigo, mas que por trás dela há um coração choroso por não conseguir um abraço?!

Quantas vezes não escolhemos a máscara da indiferença... que nos faz apagar todo e qualquer registro de uma possível amizade com a outra pessoa?

Quantas vezes não escolhemos a mascara da amargura, que nos prende na lembrança de determinada atitude que nos magoou e nos impede de lembrar dos momentos alegres e da confiança que o outro nos passava?

Quantas vezes não pegamos a mascara da mentira, que mostra tudo o que não somos, a força que não temos e por trás... aos trapos encontra-se uma pessoa que precisa de aceitação?

Somos assim não só assim com nossos alguns de nossos amigos e conhecidos, mas com Deus. Escolhemos usar mascara que mostramos a Ele... mascara que nos impedem de ter um relacionamento VERDADEIRO com ele... mascara que nos impedem de refletir todas as santas qualidades Dele, mascara que nos deixa cada vez mais distante Dele.

A palavra de Deus diz: "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." 2 Coríntios 3:18

Jesus fez uma obra na Cruz que muitas vezes deixamos isso ser apagado em nosso dia-a-dia, eles nos RECONCILIOU com Deus... se houve uma reconciliação, é pq alguém estava de "mau" com outro, certeza que não era Deus que estava brigado conosco... rs... mas Ele é quem estava com a determinação, disposição e também em melhor posição de re-estabelecer esta AMIZADE!

Mas lembramos que Jesus fez mais do que nos ligarmos ao céu... Ele não precisava, mas nos deu a possibilidade de nos reconciliarmos entre nós! Ele nos ama, em Seu amor aprendemos a AMAR... e em Sua Amizade aprendemos a ser amigos e também a nos reconciliar.

E quando eu me deparo com pessoa que até disse de coração (eu creio) que era meu amigo, da importância da minha amizade para ela e tal... mas que hoje em dia age como se nunca tivesse dito tais palavras, eu oro com a esperança de que em breve essa pessoa possa decidir não usar mais essa mascara e que verdadeiramente seu coração prove uma verdadeira e doce amizade =]

Nenhum comentário: