sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Nem tudo que é moral é BOM e nem tudo que é BOM é moral!

"Ai dos que chamam ao mal bem
e ao bem, mal
que fazem das trevas luz
e da luz, trevas,
do amargo, doce
e do doce, amargo."
(Isaías 5:20)

"Nem tudo o que é moral é legal e nem tudo que é legal é moral" (Vivendo com propósitos - Ed Rene Kivitz)

Li isso esses dias e foi essa frase q me levou a lembrar do tema do ultimo post (Mal com L ou U e suas oposições rs).

Na verdade eu comecei a pensar que nem tudo aquilo que fazemos de BOM nos faz BEM... e nem tudo aquilo que nos faz BEM é BOM pra ser feito rs.

Eu já fiz um monte de coisas que eram boas... mas que não me faziam nada bem. Eram coisas legais, que eu queria fazer mais vezes... mas eu tinha a consciência que o baguio uma hora ou outra essas coisas BOAS que eu fazia se transformariam num MAL pra mim.

E porque esse MAL com L? Por que ele é a oposição do que faz BEM.

Eu sabia na minha tenra adolescência, por exemplo, que quando eu brigava com a minha eu não estava fazendo o BEM... mas era BOM eu gritar, espernear e pensar que eu tinha a razão nisso tudo.

Mas depois de um tempo colhi os frutos desse MAU... e a cada dia sofro pra tentar fazer o que faz BEM... honrar, respeitar, dizer sim quando quero dizer não... e isso não é legal, é chato muitas vezes... mas eu sei que é o correto, eu sei que é o que faz BEM =D

As vezes pode ser uma simples lei de transito, uma placa de contra-mão, uma ordem no serviço que precisamos engolir seco pra cumprir, pq não é legal, não é BOM. Mas se eu não fizer o que pode ocorrer? Posso tomar uma bela multa, levar uma advertência no serviço ou até msm ser despedida. O que não faria BEM à minha CNH ou carteira de trabalho, certo?

Não é a toa que o apostolo Paulo escreveu:

"Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo" (Romanos 7:19)

Ele bem sabia que o bem não é fácil de fazer... pois a gente quer saber do que é bom, msm não sendo o que faz bem.
Então a minha releitura pra frase do Ed seria:
Nem tudo que é BOM faz bem (é moral)... e nem tudo que faz BEM (é moral) é BOM.

Nenhum comentário: