segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NR - Pé na estrada - VELEJANDO COM DEUS

No NR (Nossa Realidade) temos uma coluna que é o "Pé na estrada" com o objetivo de divulgar algum projeto, missão, trabalho de anônimos do nosso Brasil.

Em minha primeira colaboração (ed. março/11), tive o privilégio de escrever sobe o Velejando com Deus. E foi lindo, fui muito impactada com o trabalho.

Neste sábado (24 de dezembro), o SportTV mostrou uma matéria sobre eles e rodou pelas redes sociais a fora entre as pessoas que os conhecem e os amam. Confira:



Nossa Realidade - março/11
Por: Verônica Franco

Criado em março de 2006, o projeto VELEJANDO COM DEUS tem por objetivos: levar amparo, esperança e alegria aos vilarejos com acesso pelo mar. Idealizado pelo jovem casal missionário Marcio e Daniela Nunciaroni que trocaram sua casa pela embarcação a vela “Borá borá”. A embarcação permite que as doações e a tripulação cheguem até os locais para executarem as ações sociais.

O desejo dos idealizadores é de velejar com um propósito, fazer algo além do que simplesmente viver. E foi a partir desse desejo no coração do casal que nasceu o projeto.

Para o Velejando com Deus é muito claro que existem várias formas de ajudar o próximo do que o gesto de entregar uma doação. O propósito é levar esperança para as pessoas que passam dificuldades e necessitam de ajuda.

A vida a bordo

Para se ter o básico é necessário muito trabalho e esforço da tripulação. Há reservas de água, energia, alimentos e é necessário um uso racional e consciente a bordo. A tripulação do projeto não encara suas viagens missionárias como um “final de semana no barco” e sim como um estilo de vida, dia-a-dia em alto mar onde os recursos são limitados e é necessário comprometimento de todos.

Porém a vida a bordo possui o privilégio de contemplar cenas da criação que a vida na cidade não permite, segundo Márcio, ao relatar no DVD “Na força dos ventos” um momento em que puderam estar próximos de vários golfinhos cobertos de plânctons em plena madrugada como uma experiência especial e marcante.

Há um desafio muito grande ao velejar: você não vai a qualquer momento para onde você quer, você depende do vento, das condições de correntes do mar e isso acaba limitando a todos. São fatores que estão além dos nossos esforços e não conseguimos simplesmente manipular conforme nossa própria vontade.

Velejar exige paciência, programação e muita humildade em reconhecer que você não faz o que quer no momento que deseja, há uma Força maior que comanda e lhe dá direção.

O projeto já navegou 3.000 milhas pela costa brasileira e visitou mais de 50 cidades e vilarejos carentes dando assistências.

Métodos utilizados nos vilarejos e escolas:
- Futebolando: treino de futebol na areia com uma palestra destacando a importância do trabalho em equipe, companheirismo e boa conduta em sociedade.
- Higiene bucal: doação de escovas dentais, com aulas de escovação de maneira divertida com o auxilio do cavalo fantoche “Chicão”.
- Filmes educativos: exibidos com um projetor nas escolas, praças ou paredes de casas dos vilarejos.
- Arte circense: levar alegria e interagir com a comunidade local
- Arte musical: entretenimento e cultura para as comunidades
- Palestras sobre a importância da família, sobre drogas, ecológicas

Você pode abençoar o projeto com a compra do livro “Velejando com Deus” que o casal lançou de maneira independente relatando 30 dias de uma viagem missionária em alto mar. Há também o DVD documentário “Na força dos ventos”, produzido pela Phanton sobre o projeto, fotos, vilarejos alcançados, as dificuldades e relatos de tudo o que o projeto já alcançou. A renda do DVD como do livro são direcionadas para as ações sociais.

Velejando com Deus
velejandocomdeus@hotmail.com 

Nenhum comentário: